A prática de atividades físicas sempre foi um dos hábitos mais recomendados por médicos e especialistas para quem procura ter uma vida mais leve e equilibrada.

No Brasil, é cada vez maior o número de adeptos dessas práticas – segundo dados do Ministério da Saúde, dos últimos onze anos para cá aumentou em 24% o número de Brasileiros que praticam algum tipo de atividade física, seja ao ar livre, com uma simples caminhada, ou na academia, onde são mais comuns os exercícios de musculação.

E se você pudesse unir práticas esportivas com viagens, lazer e entretenimento e muito contato com a natureza? Essa é a ideia do Turismo de Esporte, segmento que só em 2014 foi o principal motivo de viagem para 5 milhões de brasileiros.

O Ceará é um estado privilegiado para quem procura por esse tipo de experiência. Com ventos de até 25 nós, é um dos picos mundiais para a prática de kitesurf e windsurf, além de apresentar cenários perfeitos para quem pratica outras modalidades como trekking, mountain bike, rapel, tirolesa, voo livre e mergulho.

Afim de se aventurar? Então confira nossa lista com os principais destinos para prática de esportes no Ceará e quais modalidades você poderá aproveitar em cada um deles.

1. Jericoacoara

Quando você pensa em Jericoacoara é bem provável que a primeira coisa que lhe vem à mente seja uma rede armada na lagoa para descansar, uma caminhada até a Pedra Furada ou um belíssimo pôr do sol visto de cima da duna.

De fato todas essas experiências são realmente fantásticas, mas Jeri, para além do descanso e da tranquilidade, é também um dos destinos preferidos para os praticantes de kite e windsurf, isso porque a região canaliza ventos que a tornam um dos melhores lugares no planeta para se praticar esses esportes.

Kitesurf: “kitesurf, kiteboarding ou flysurf é como velejar e surfar, mas possui suas próprias técnicas. Para você entender melhor, “kite”, em inglês, significa “pipa” e “surf”, navegar. Sim, você vai ser navegado por uma pipa, direcionando conforme o vento no seu caminho.”

Treinamento Surf Evolution
Kitesurfista na Praia de Jericoacoara
Jericoacoara-CE é um dos melhores lugares do mundo para a prática de kitesurf. Fonte: Ministério do Turismo

Windsurf:“Utilizando-se de uma prancha e de uma vela, o praticante faz da superfície da água e da disposição do vento seus grandes aliados nessa excitante prática desportiva. O windsurf está integrado a uma das modalidades olímpicas da vela/iatismo. Para essa prática esportiva, são utilizadas velas entre dois e cinco metros de altura e uma prancha idêntica à de surfe.”

Blog Wollner
Esportistas praticando windsurf na Praia de Jericoacoara
Windsurf na Praia de Jericoacoara. Fonte: Ministério do Turismo

Quem não tem experiência com esse tipo de esporte pode aproveitar para fazer aulas em escolas especializadas direto na praia. Os preços variam de acordo com a duração e quantidade de aulas.

Outro destino espetacular para prática desses esportes é a Praia do Preá, localizada a cerca de 12km de Jericoacoara.

2. Ilha do Guajiru

A Ilha do Guajiru é outro destino perfeito para os praticantes de kite e windsurf no Ceará.

Localizada a cerca de 150km de Fortaleza , na cidade de Itarema, o destino foi um dos responsáveis por consolidar o estado como um dos mais procurados por praticantes dessas modalidades em todo o mundo, atraídos pelas condições de vento perfeitas para prática desses esportes.

Ilha-do-Guajiru-Foto 9-Natinho-Rodrigues.
Ilha-do-Guajiru-Foto 9-Natinho-Rodrigues. Fonte: Diário do Nordeste
Erick Anderson-Ilha-do-Guajiru-Foto-5-Natinho-Rodrigues.
Erick Anderson-Ilha-do-Guajiru-Foto-5-Natinho-Rodrigues. Fonte: Diário do Nordeste

Tranquila e super aconchegante, a Ilha do Guajiru tem ares paradisíacos, com muitas árvores, vastos coqueirais e mar de águas azuladas e quentinhas, perfeitas para dar aquela relaxada depois de curtir a adrenalina.  

3. Praia do Cumbuco – Lagoa do Cauípe

A Praia do Cumbuco é outro destino do Ceará considerado como paraíso para os kitesurfistas no estado.

Localizada apenas 28km da capital, a pequena vila é conhecida mundialmente por seus ventos fortes, principalmente entre os meses de julho a dezembro, condição essencial para a prática desse esporte.

Uma excelente opção de velejo são os roteiros de downwind, onde o kitesurfista parte de uma praia, Cumbuco, com destino a outra praia, sempre seguindo a direção do vento.

Já imaginou conhecer todo o litoral Cearense pelo mar utilizando uma pipa e uma prancha 🙂 ? Uma experiência e um visual incrível.

Kitesurfista na Praia do Cumbuco -CE
Kitesurfista na Praia do Cumbuco. Fonte: Levarti
REDREDDSC 4819 1024x687 - Turismo de Esporte - onde e quais modalidades praticar no Ceará
Kitesurfistas na Praia do Cumbuco -CE. Fonte: Levarti

4. Quixadá

Saindo do Litoral e seguindo para as serras, Quixadá é outro destino que destaca-se entre os praticantes de esportes radicais no Ceará.

Localizada em pleno Sertão Central, a cidade é muito procurada por praticantes de modalidades como montanhismo, trekking, cavalgadas, mountain bike e asa delta, que encontram em sua cadeia de montes e montanhas, o cenário perfeito para prática desses esportes.

Trekking: “Trekking ou Caminhada é uma atividade física, aeróbica, que consiste no ato de caminhar em trilhas naturais, buscando maior contato com a natureza. Pode ser praticado tanto como uma forma de lazer, quanto em competições. Nesse caso, trata-se do trekking de regularidade e das corridas de aventura, modalidades que surgiram no início da década de 90.”

Trilhas e Rumos
Captura de Tela 2019 05 22 às 13.27.01 - Turismo de Esporte - onde e quais modalidades praticar no Ceará
Trakking no Vale Monumental – Quixadá-CE. Fonte: Quixadá Aventura

Mountain bike: “O Mountain Bike é um esporte que se carateriza como sendo uma variante do ciclismo de estrada, mas praticada em trilhos de terra batida, pedras e outros solos adversos. Tem tido uma crescente popularidade como poucos desportos já tiveram e hoje em dia já é praticado em todo o mundo, desde profissionais como em Cross Country, ou apenas com fins recreativos e de descoberta como em Cicloturismo.”

OWC
39078486170 ede2466e99 k 1024x682 - Turismo de Esporte - onde e quais modalidades praticar no Ceará
Mountain Bike à beira mar. Fonte: Ministério do Turismo

Asa delta: “Na Asa Delta, o navegador fica preso à asa delta propriamente dita por um cinto de couro e segura-se a uma haste metálica em forma de trapézio. A partir do alto de uma montanha, falésia, encosta ou colina, o navegador lança-se no ar praticando três tipos de movimentos: procurando as referidas colunas de ar ascendente para ganhar altura, planar e descer até aterrar numa zona plana próxima do sopé da montanha de onde partiu.”

Vertigens – o céu como limite
Voo de Asa Delta de Quixadá
Voo de Asa Delta em Quixadá-CE. Fonte: Quixadá Aventura

O Vale Monumental, considerado um dos mais importantes ecossistemas do Nordeste, possui trilhas ecológicas onde você terá contato direto com exuberante fauna e flora da caatinga, com mais de 400 espécies de animais identificados.

Para quem não tem nenhuma experiência, escolas especializadas oferecem aulas e cursos para os iniciantes, com opções até para quem deseja tornar-se um praticante profissional de parapente e asa delta.

No mapa turístico criado pelo site Quixadá Aventura, especializado na promoção desses esportes, você poderá verificar mais informações sobre os principais pontos para prática desses esportes por lá.

5. Guaramiranga

A charmosa cidade de Guaramiranga, localidade apenas 104 km de Fortaleza, é também um dos melhores destinos do Ceará para os esportistas, com uma notável diferença, por aqui destacam-se os esportes mais ligados ao ecoturismo, já que Guaramiranga é um verdadeiro paraíso natural.

No Parque Nacional das Trilhas de Guramiranga os esportistas contam com trilhas dos mais variados níveis de dificuldade – desde as mais fáceis até as que exigem um melhor preparo físico; além de atividades mais radicais como tirolesa, rappel, caiaque e escalada.

Caiaque:A canoagem é um esporte náutico, praticado com a utilização de embarcações tipo canoa ou caiaque. Pode ser realizada em diferentes ambientes como rios, lagos, represas, mar e até em piscinas. Cada ambiente e objetivo da atividade (em suas diferentes modalidades) definem o tipo de equipamento usado.”

Caiaker

Rapel:“é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações. Trata-se de uma atividade criada a partir das técnicas do alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante. Este deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas.”

Blog do Maurivan

O rappel é feito em uma pedreira de 15 metros e termina no lago onde está a tirolesa. Na saída, o aventureiro segura em um cabo submerso e nada até chegar ao outro lado.

6. Fortaleza

Durante o ano todo a capital cearense recebe milhares de visitantes, seja atraídos por nossas belas praias, receptividade inigualável ou pelo simples fato de que por aqui o sol brilha o ano todo.

O cenário é perfeito para a prática de esportes náuticos, destacando-se entre as principais modalidades praticadas o Surf, Kitesurf e Stand Up Paddle.

Outro fator que atrai cada vez mais visitantes para a cidade são os eventos esportivos, afinal, quem não quer praticar o seu esporte favorito em meio aos cenários encantadores de Fortaleza?

Um desses eventos é World Beach Sports, um multi evento que acontecerá nos dias 17 de agosto à 08 de setembro de 2019, em Fortaleza – Ceará, com a finalidade de tornar a cidade na Capital Mundial dos Esporte na Praia.

Devido ao bom clima nesse período, agosto está oficializado como mês do Esporte na Praia.

Contemplando cerca de 30 modalidades esportivas distribuídas na pista, na areia e no mar, o WBS Brazil vem para incentivar os participantes à prática esportiva na praia, com o intuito de promover a melhoria da saúde e qualidade de vida da população, além de implementar o hábito da responsabilidades social e ambiental.

O evento congregará atletas profissionais nacionais e internacionais, atletas amadores, iniciantes, estudantes e a população de Fortaleza com hábitos esportivos e crianças carentes do município que participam de projetos sociais.

Responsabilidade Social

Pensando também na responsabilidade social, o World Beach Sports contará com a participação de, aproximadamente, 10 mil alunos de escolas públicas.O projeto Viva Futuro tem a missão de apadrinhar crianças carentes e incentivá-las à pratica do esporte através das Federações e Associações esportivas do Estado do Ceará. As crianças apadrinhadas serão beneficiadas com a participação em oficinas esportivas. Além dessas, crianças carentes do município que participam de projetos sociais apoiados pela Prefeitura de Fortaleza também participarão do evento.

Responsabilidade Ambiental

Todos nós somos responsáveis pela preservação ambiental: governos, empresas e cada cidadão. Para apoiar e incentivar a preservação ambiental da cidade de Fortaleza, local onde acontecerá o evento, o WBS assume o compromisso de promover a limpeza e a implementação do hábito da responsabilidade ambiental. Equipes de limpeza e cestos de coletas de lixo seletivo estarão espalhados por todas as áreas designadas ao evento. Ações de consientização, limpeza da orla e políticas que tenham como principal objetivo a sustentabilidade são algumas das estratégias para o evento.

Mais informações:

A programação completa e todas as modalidades estão disponíveis no site do evento: https://wbsbrazil.team/.

Fique atento, as inscrições começam em breve!


Afim de cair na estrada e se aventurar em destinos perfeitos para a prática do seu esporte preferido? A Levarti Turismo de Experiência conta com a melhor equipe para te ajudar com todos os detalhes: desde o serviço de transporte, hospedagem, passeios e claro, as melhores experiências esportivas.





Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)