Localizada a cerca de 28 km da capital Fortaleza , a Praia do Cumbuco é um dos melhores destinos para se visitar em todo o litoral cearense.

Isso porque para além de seus cenários exuberantes, repletos de gigantes dunas, lagoas de água doce e vegetação nativa, a praia conta ainda com excelente estrutura turística – acompanhada da maravilhosa hospitalidade do povo cearense e os divertidos passeios que são de tirar o fôlego.

Até os anos 70, quando ainda permanecia isolada do mundo, Cumbuco era a moradia de 79 famílias de pescadores, tendo sido descoberta ainda naquela década pelo Engenheiro João Bôsco Aguiar Dias, que ao visitar o local, ficou simplesmente apaixonado.

Sentimento bem próximo do que você também irá sentir ao chegar por aqui.

De lá para cá, a pequena vila começa a ganhar estrutura e atrair um número cada vez maior de visitantes, atraídos por suas belezas naturais e clima rústico que permanece até hoje.

Relaxar em uma barraca à beira mar ou aventurar-se com passeios de buggy pelo sobe e desce das dunas? Gastronomia local ou internacional? Mergulhos refrescantes no mar ou em lagoas de águas doces? Todas essas experiências são possíveis por aqui!

Com tantas opções é difícil até de escolher. Por isso, preparamos uma lista com os principais atrativos desse destino encantador e tudo o que você não pode deixar de aproveitar por aqui.

Passeios de Quadriciclo e Buggy no Cumbuco

Cumbuco 12 1024x576 - Praia do Cumbuco - O paraíso das dunas no Ceará
Passeio de quadriciclo na Praia do Cumbuco. Foto: Michel Platiny

Um dos principais atrativos para quem visita a Praia do Cumbuco são os passeios de buggy e quadriciclo pelas gigantes dunas de areia que se estendem-se por toda praia.

Com ou sem emoção? Essa é uma pergunta clássica que você ouvirá por aqui. AfInal, nos passeios com emoção as manobras realizadas pelos pilotos profissionais da região são de tirar o fôlego.

O roteiro desses passeios pode ser realizado apenas no litoral do Cumbuco ou seguir até a praia vizinha, Porto do Pecém, passando por dunas, trilhas em meio à vegetação nativa e lagoas de águas cristalinas na região.

Em alguns trechos do percurso, que leva em média 2h, é possível pilotar o quadriciclo, sempre acompanhado do piloto responsável, tornando o seu passeio ainda mais divertido.

Visite as Lagoas da Praia do Cumbuco

Os típicos dias de calor no litoral cearense combinam perfeitamente com as Lagoas de águas doces que você encontrará na Praia do Cumbuco.

Cumbuco 2.  1024x576 - Praia do Cumbuco - O paraíso das dunas no Ceará
Lagoa do Cauípe – Praia do Cumbuco. Foto: Michel Platiny

A Lagoa de Parnamirim é uma das mais famosas por aqui, sendo um cantinho especial para você que gosta de diversão em meio à natureza.

O principal atrativo por aqui é o Skibunda – atividade onde você escorrega numa prancha de madeira sobre a duna – muito comum em outros destinos como Canoa Quebrada.

Por aqui não há estrutura de barracas como em outras Lagoas que você encontrará no Cumbuco. Se quiser aproveitar mais tempo é bom trazer consigo bastante água, protetor solar e opções de lanches mais leves.

Uma dica importante: depois de descer no skibunda você precisará subir novamente até o topo da duna que tem cerca de 20m de altura. Há uma espécie de corrimão feito de cordas para auxiliar, mas se não estiver bem disposto fisicamente é bom não arriscar e apenas apreciar a incrível vista de toda a região.

Já a Lagoa do Cauípe é perfeita para quem procura por sossego e tranquilidade, sendo um dos principais pontos de encontro dos kitesurfistas que visitam à região.

Com boa estrutura, possui algumas barracas que servem petiscos e bebidas geladas. Se estiver viajando com a criançada, o local é perfeito para você, já que não é muito movimentado e permite muitas brincadeiras em sua faixa de areia dourada.

A Lagoa está dividida em duas partes: de uma lado, as águas doces da Foz do Rio Cauípe e do outro, o mar, justamente onde os kitesurfistas se encontram.

Por último, a Lagoa do Banana, um dos principais pontos de visitação e encontro de turistas na Praia do Cumbuco. Por aqui, os atrativos passam pelas barracas à beira da lagoa, todas com estrutura simples mas bom atendimento e atividades como o Banana Boat, individual ou em grupos.

Em sua visita por aqui, não deixe de pedir o delicioso peixe frito, geralmente acompanhado do baião de dois, ou o camarão no Alho e óleo, prato bem tradicional em muitos destinos do Ceará.

39970139945 29023df47a k 1024x683 - Praia do Cumbuco - O paraíso das dunas no Ceará
Camarão no Alho e óleo. Foto: Ministério do Turismo

Kitesurf no Cumbuco

A praia do Cumbuco é mundialmente conhecida por seus ventos fortes e constantes, condição ideal para a prática do kitesurf, um dos esportes naúticos mais práticados no Ceará.

O kitesurf é uma mistura de velejo e surf onde o praticante utiliza uma pipa, kite, e uma prancha para navegar. A Praia do Cumbuco atrai kitesurfistas do mundo inteiro (literalmente) que aproveitam a temporada de ventos para relaxar e velejar pelo mar do Cumbuco.

Uma excelente opção de velejo são os roteiros de downwind, onde o kitesurfista parte de uma praia, Cumbuco, com destino a outra praia sempre seguindo a direção do vento. Já imaginou conhecer todo o litoral Cearense pelo mar utilizando uma pipa e uma prancha 🙂 ? Uma experiência e um visual incrível.

Caso você tenha interesse em aprender o esporte, a Praia do Cumbuco está repleta de barracas e kite schools onde você pode reservar suas aulas.

Ah! Lembrando que é importante ter aulas com instrutores credenciados para garantir sua segurança e um melhor aprendizado. Apesar de ser um esporte lindo, requer cuidados, treinamentos e sobretudo respeito com a Natureza.

Visite o Museu do Caju

5a8f0b62580000a129e1e8bc 1519327190743 - Praia do Cumbuco - O paraíso das dunas no Ceará
Museu do Cajú. Foto: Gerson Linhares

O Museu do Caju é outra atração imperdível para incluir no seu roteiro de viagem ao Cumbuco.

Idealizado pelo turismólogo Gerson Linhares, o museu do Caju nasceu com o objetivo de possibilitar ao público cearense e claro, aos turistas, uma rica experiência envolvendo educação, cultura e lazer por meio da exposição “Meu Caju Cajueiro”.

O espaço oferece uma programação exclusiva, contando com um pequeno restaurante, workshops com foco na culinária à base do caju e uma área de plantio do fruto, sempre promovendo a cultura do caju como um meio de inclusão social, educacional, cultural e econômica do Ceará.

As visitas ocorrem diariamente porém é necessário agendamento prévio diretamente com o administração do local.

Explore o “centrinho” da Vila de Pescadores

Quem não gosta de viajar e saber que além de aproveitar muitas belezas naturais ainda poderá contar com uma excelente estrutura turística para nos receber?

Seja um charmoso restaurante para degustar um prato típico da cidade, ou algo mais sofisticado; uma lojinha de artesanato e souvenires para ir às compras ou um barzinho com boa música para curtir com os amigos. Na Praia do Cumbuco, tudo isso está reunido em um charmoso “centrinho”para você aproveitar – dia e noite.

Como chegar à Praia do Cumbuco

A Praia do Cumbuco está localizada apenas 28km da capital, Fortaleza. Justamente por sua proximidade, você facilmente encontrará passeios de “bate e volta” saindo diariamente dos hotéis da orla na capital.

Esses passeios são realizados em vans e acompanhados por guias durante todo o dia. O custo médio por pessoa é de apenas R$ 35,00, incluindo transporte ida e volta e o guia.

Se preferir, você poderá contratar também serviços de transfer privativos, com veículos à sua disposição na praia e ainda passeios de buggy com saída diretamente de Fortaleza até a Praia do Cumbuco.

Utilize nossa ferramenta de buscas e encontre o mais adequado para você.

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)

GUTE-URLS

Wordpress is loading infos from com

Please wait for API server guteurls.de to collect data from
www.levarti.com.br/