Passar alguns dias de folga em um lugar especial pode ser uma decisão complicada na hora de escolher o destino. Mas, quando o assunto é Aquiraz as dúvidas somem. Essa cidade maravilhosa fica no litoral cearense e já foi capital do Estado, sendo responsável por boa parte do fluxo de turistas que busca belezas na cidade de Fortaleza e entorno. 

Entre os locais incríveis de Aquiraz, as praias somam a maior quantidade de turistas que vão à região. São oito no total. Cada uma delas com belezas naturais autênticas que vão encantar você. Outro motivo que atrai muita gente até Aquiraz é o Beach Park, o maior parque aquático do país, localizado na praia Porto das Dunas. Um gigantesco complexo turístico que oferece diversão e alegria para todas as idades. 

Ficou interessado e quer conhecer mais? Preparamos um material cheio de dicas e informações de Aquiraz e os locais incríveis que você pode conhecer neste maravilhoso destino do Ceará. Vamos lá, conhecer mais sobre Aquiraz! 

O que fazer em Aquiraz

Ao chegar a Aquiraz você tem a oportunidade de visitar locais incríveis e desfrutar de uma atmosfera praiana que deixa todo o passeio pra lá de especial. 

Os passeios de buggy por aqui são indispensáveis, seja pelas praias locais como Porto das Dunas, a Prainha e Barro Preto, ou até mesmo em praias um pouco mais distantes como Morro Branco e a Praia das Fontes, verdadeiros paraísos localizados já na cidade de Beberibe.  

Para além de suas belas praias, Aquiraz é o destino perfeito para quem deseja se aprofundar mais na cultura do povo cearense, seja visitando o Centro das Rendeiras de Aquiraz e o Museu Sacro São José do Ribamar, ou  como já falamos, para quem procura muita diversão e aventura nos incríveis parques instalados no local. Abaixo, contamos detalhes sobre cada um desses incríveis atrativos. Vem com a gente!

Centro das Rendeiras

Quem visita o Ceará não pode deixar de levar uma boa lembrança desse estado tão lindo. Por aqui, o artesanato faz parte da cultura e da história do seu povo, retratadas com muitas cores e delicadeza nos mais diversos objetos.

No Centro das Rendeiras de Aquiraz, espaço com cerca de 38 lojinhas, você poderá garantir belíssimas peças produzidas pelas rendeiras locais à partir de técnicas como a renda de bilro, uma das mais tradicionais do Ceará, o bordado à mão, ponto cruz e labirinto. Cada uma mais lindas que a outra. 

As peças são as mais diversas: desde belos vestidos, camisas, e saídas de banho até toalhas de mesa, panos de prato, e jogos de cozinha. É tanta coisa linda que dá pra renovar o guarda roupa e a decoração da casa inteira em um só lugar. 

Outra coisa legal de visitar o Centro das Rendeiras, além de claro, comprar, é poder ver as rendeiras trabalhando ali mesmo, com suas mãos que movimentam-se em ritmos quase dançantes e que formam muito mais do que belas peças de renda, mas também garantem a continuidade desse traço tão forte da cultura cearense. 

Em 2019, esse belíssimo trabalho poderá ser visto também no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Em parceria com a União da Ilha do Governador, artesãos, rendeiras e estilistas produzirão as peças que compõem o visual da agremiação carioca, um espetáculo musical e de estilo.

Serão cerca de 15 mil peças, todas produzidas em Aquiraz, que irão compor desde os famosos carros alegóricos até as fantasias dos brincantes.  

Por falar em Carnaval…

Aquiraz é um dos melhores destinos do estado para curtir muita folia e diversão. Com festas tradicionais nas Praias do Iguape, Prainha, Praia do Presídio e no Centro da Cidade, não vão faltar opções para você aproveitar o feriadão. 

Engenhoca Park

Como já sabemos, Aquiraz é palco de belas praias onde o sol brilha o ano todo e garantem boa parte da diversão por aqui. Mas para além das praias, há muitas outras opções  do que fazer em Aquiraz: uma delas é visitar o Engenhoca Park, um incrível parque de diversões que proporciona uma experiência inesquecível para crianças, jovens e adultos. 

Fundado em 2011, o Engenhoca Park é referência para quem procura por diversão e aventura e muito contato com a natureza,  afinal, são cerca de 40.000m² de puro verde para você aproveitar as mais diversas atrações como arvorismo, tirolesa, caiaque, pedalinho, pesca esportiva, arco e flecha, slackline, trilhas ecológicas, mini golfe, passeios de carroça, fazendinha, redário e muitas, muitas outras atividades. É tanta coisa que certamente você ficará com vontade de voltar já no dia seguinte para aproveitar mais! 

E tem mais: quem visita o Engenhoca Park poderá conhecer também o Museu do Engenho Colonial, um espaço criado para contar a história do antigo engenho que deu origem a cachaça colonial, tradicional marca desse destilado no Ceará. A exposição conta com cerca de 1000 objetos pertencentes a esse antigo engenho, exibindo todas as fases de produção da bebida, desde as primeiras máquinas, de tração animal, até a utilização de peças à vapor. 

Museu do Engenho Colonial - Engenhoca Park

Museu do Engenho Colonial. Foto: Engenhoca Park

Quando a fome bater, não deixe de fazer uma visita ao Moenda Restô, um restaurante que oferece o melhor da gastronomia local com um toque contemporâneo. Como apoio ao Moenda Restô, o parque tem ainda um espaço gastronômico ideal para petiscos e drinks: o Alambique Bar. O local oferece um ambiente rústico e acolhedor com mesas e cadeiras de madeira reaproveitada de tonéis antigos. É só chegar e se acomodar.

Se você estiver em Fortaleza e não quer deixar passar essa atração, o Parque oferece um serviço de translado gratuito às quartas feiras saindo dos hotéis da Beira-mar, Praia do Futuro e para quem está em Aquiraz, da Praia Porto das Dunas. Mas atenção, é necessário reservar este serviço antecipadamente diretamente com o parque. Aproveite.

Museu Sacro São José do Ribamar

História e Cultura também fazem parte dos atrativos disponíveis para quem visita Aquiraz. Tombado pelo estado em 1983, o Museu Sacro São José do Ribamar é pioneiro na Arte Sacra do Ceará, nome dado a toda produção artística qualificada e destinada ao culto do sagrado, abrigando um rico acervo datados dos séculos XVII, XVIII e XIX.

O museu, inaugurado em 1967 pela secretaria de turismo do Ceará, em um antigo prédio  que antes abrigava a Casa da Câmara de Aquiraz, construído no século XVII, conta com cerca de 1.400 peças entre imagens de santos e anjos, objetos utilizados em procissões religiosas, missais, e muitas outras peças que remetem ao período barroco colonial no Ceará. 

Parte interna do Museu Sacro São José do Ribamar

Museu Sacro São José do Ribamar. Foto: Secult-CE

Passeios de buggy

Quem visita Aquiraz sabe que os passeios de buggy são indispensáveis. Realizados por agências locais, nesses passeios você pode optar por explorar as belas praias da região ou aventurar-se ainda mais seguindo até outros famosos destinos do Ceará, o que certamente irá tornar sua visita ainda mais completa.

Os passeios mais tradicionais incluem roteiros que vão até a Praia de Águas Belas, considerada o recanto das piscinas naturais do Ceará, destino perfeito para quem busca sossego e tranquilidade ou até Barro Preto, uma pequena e rústica vila de pescadores. 

Foto da Praia de Águas Belas - Passeio de Jangada

Passeio de Jangada em Águas Belas

Outro destino acessível em passeios de buggy que partem de Aquiraz é Morro Branco, na cidade de Beberibe, famoso por suas gigantes falésias avermelhadas e o deslumbrante labirinto de areias coloridas, uma obra de arte caprichosamente delineada pela natureza. 

Foto da Praia de Morro de Branco

Praia do Morro Branco

Na Levarti você pode utilizar nossa ferramenta de pesquisa para explorar mais passeios pela região. Clique aqui para conhecer.

Beach Park

O Beach Park é o coração de Aquiraz quando o assunto é turismo. Durante todo o ano a cidade recebe turistas interessados em visitar mais uma vez ou conhecer o espaço, se divertir muito e provar de um dos maiores parques aquáticos da América Latina.

Dentro do parque existem diversas atrações, espaços para compras e prestação de serviços que vão de lanches até ajuda com acessórios.

No parque você ainda encontra resorts que são altamente luxuosos à espera de quem procura uma experiência completa, unindo diversão com comodidade e contato com a bela natureza praiana de Aquiraz. 

Beach Park

Beach Park em Aquiraz Ceará. Foto: SETUR Aquiraz

Praias da região

As praias da região, como já falamos, são um dos principais atrativos para quem visita Aquiraz. Seja para aproveitar as barracas instaladas na beira mar ou simplesmente para descansar e relaxar em meio a cenários paradisíacos da região, o que não faltam são boas opções por aqui. 

Foto da Prainha - Aquiraz

Prainha – Aquiraz Foto: Impressões de Viagens

Dentre as mais procuradas pelos visitantes podemos citar a Prainha, um dos lugares mais aconchegantes do litoral cearense. Sua estrutura simples e rústica, banhada por um mar de águas quentes e tranquilas, a tornam um destino ideal para quem deseja aproveitar dias radiantes de sol, deliciosos banhos refrescantes e descansar em meio à natureza. 

Na Prainha você encontrará também boas opções de barracas para degustar o melhor da culinária litorânea. A dica é pedir o peixe frito com baião de dois, prato tradicional do Ceará que vai te deixar com água na boca.

Porto das Dunas também está inclusa nessa lista: famosa por abrigar o Beach Park, essa é uma excelente opção para quem gosta de unir belezas naturais e conforto urbano. A praia conta com excelentes empreendimentos para quem deseja hospedar-se em Aquiraz e explorar com  mais tranquilidade todas as belezas da região. 

Com uma extensa faixa de areia, Porto das Dunas é palco também de divertidos passeios de buggy, quadriciclos e até mesmo em cavalos, experiências maravilhosas que não podem faltar em sua viagem.

A Praia do Barro Preto é um convite de Aquiraz para dias de  descanso e relaxamento. A pequena vila de pescadores ainda preserva suas raízes culturais e sobretudo as maravilhas presenteadas pela natureza, como lagoas, coqueirais e vegetação rasteira, que junto do seu mar de águas calmas e azuis criam um ambiente de perfeita harmonia. Um verdadeiro paraíso! 

Outra praia que não deve faltar no seu roteiro de viagem é a Praia do Iguape, um belíssimo cenário da região formado por dunas fixas e móveis, lagoas de água doce, mangues e vegetação rasteira. Uma verdadeira obra prima da natureza.

Com boa estrutura turística para receber seus visitantes, formadas por hotéis, pousadas e restaurantes, a Praia do Iguape é uma excelente opção para quem procura destinos movimentados durante o ano todo, principalmente durante o carnaval, período em que a praia recebe um grande fluxo de visitantes em busca de muita folia e diversão. 

Não deixe de visitar também a Praia do Presídio, destino certo para quem está buscando por dias de sol, belezas naturais e clima de tranquilidade. 

Com cenário simples, mas encantador, sua extensa faixa de areia fofa e branquinha é perfeita para boas caminhadas à beira mar, que aliás, é outro excelente atrativo dessa praia: suas águas tranquilas, com variados tons de azul, são perfeitas para refrescar-se nos típicos dias de calor no litoral cearense. 

A boa gastronomia é outro excelente motivador para você visitar à Praia do Presídio: por aqui, barracas e restaurantes bem próximos à praia servem os melhores frutos do mar da região e outras delícias da cozinha cearense, um show de cores e sabores para sua viagem.

Por último, a Praia do Batoque, um oásis com extensa faixa de areia branquinha que ainda mantém suas belezas praticamente intocáveis. Que tal esticar as pernas e simplesmente contemplar toda a majestade da natureza? Essa é a proposta dessa praia encantadora.

Como chegar a Aquiraz

Saindo de Fortaleza  existem diversos serviços de traslados que podem te ajudar a chegar a Aquiraz por preços super acessíveis e que cabem no seu bolso, sem deixar de lado a sua comodidade, é claro. Quem viaja em grupos menores pode contar com veículos de médio porte como transfer, que te levará até o seu destino facilmente. Já para quem viaja com muitas pessoas o aluguel de vans ou micro-ônibus é uma excelente opção.  

Um pouco mais sobre Aquiraz

Em Aquiraz você pode ainda descobrir uma infinidade de espaços turísticos que são maravilhosos, merecendo aquela visita que mesmo rápida chega a ser inesquecível! Os principais pontos da cidade são o Centro Histórico e o Parque Engenhocas, onde há a oportunidade de ver de perto boa parte da cultura local.

Mas, você não pode deixar de fora a incrível gastronomia da cidade, aproveitando para dar uma volta pela vizinha Fortaleza e complementar os sabores da região no seu paladar. É algo surreal!

Curiosidades sobre Aquiraz

Aquiraz é de fato uma cidade especial, sendo a primeira capital do Estado do Ceará. A cidade é marcada pela beleza histórica de uma mistura de culturas que deixa a paisagem, a gastronomia, as artes e toda a beleza local com facetas que marcam a transição de uma cidade não colonizada e apenas terra de indígenas, para um povo rico em cultura, com uma mistura de colonizadores europeus, índios potyguara e africanos, juntos formando o berço da cidade que hoje conhecemos como uma das mais belas do Ceará em belezas naturais, praias e alto turismo. Vale muito à pena conhecer essa admirável cidade litorânea.

A 1ª cacique de uma tribo indígena no CE – Finalista Prêmio Cláudia

Localizada a cerca de 30km de Fortaleza, a comunidade indígena Jenipapo-Kanindé, situada na terra indígena denominada Lagoa Encantada, em Aquiraz, foi a primeira do Brasil a ser liderada por uma mulher: Maria de Lourdes da Conceição Alves –  a Cacique Pequena.

Guerreira na luta pela defesa de sua terra e da cultura indígena, Cacique Pequena foi eleita por seu povo para liderar a tribo ainda na década de 90, permanecendo no posto desde então.

Em 2017, Cacique Pequena foi uma das indicadas do Prêmio Cláudia, importante premiação nacional que celebra o papel e importância da força da mulher na construção de uma sociedade mais justa e igualitária através de trabalhos desenvolvidos em todas as esferas sociais.

 

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)