Ficou no passado a crendice de quem achava que Fortaleza, a capital mais arretada do Brasil, só tinha espaço para atrativos e passeios que envolvem sol e praia.

Pelo contrário: uma viagem a Fortaleza é também garantia de muita alegria e diversão noite à dentro, seja naquele forró pra dançar agarradinho, no boteco tradicional tomando cachaça de alambique – ou uma cerveja gelada – comendo peixe frito e caranguejo nas barracas de praia ou simplesmente “batendo perna” pela Beira Mar.

O importante é que por aqui o sol se põe mas a alegria do cearense fica. É hora de cair na noitada de Fortaleza e aproveitar lugares especiais que só quem mora aqui sabe como é.

Confira nossa lista com 10 lugares imperdíveis para você aproveitar a vida noturna em Fortaleza e aproveite ao máximo a viagem. Avia Cumpadi!

1. Feirinha da Beira Mar

Feirinha da Beira Mar – Fortaleza.
Feirinha da Beira Mar – Fortaleza. Foto: Ministério do Turismo

A Feirinha da Beira Mar é um dos locais mais tradicionais da capital cearense.

Funcionando em pleno calçadão, a Feirinha existe há mais de 26 anos. Tem de tudo: castanha, doce, mel, rapadura, cachaças, renda de bilro, renda filé, renda renascença e muitos outros. É uma coisa mais gostosa e linda que a outra.

Um dos destaques da feirinha são as lindas peças de vestuário feitas com os mais variados tipos de renda. Tem peças pra homens, mulheres e crianças. E também dá pra vestir a casa comprando toalhas, trilhos pra mesa de jantar, panos de pratos e cortinas.

Tudo produzido com muito carinho e atenção aos detalhes pelos artesãos locais.

O legal de vir aqui é que além de aproveitar a feirinha você encontrará bem ao lado, muitas opções de bares, restaurantes e barracas de praia que funcionam sempre até mais tarde. Aproveite!

Serviço: Av. Beira Mar , S/N – Meireles – Em frente ao Praiano Hotel.

2. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Foto: Levarti.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ou simplesmente, “Dragão”, como é conhecido pelos Fortalezenses, é um dos melhores locais da cidade para quem curte  programação cultural e vida noturna agitada, tudo em um só lugar.

O local, construído em 1999 na antiga área portuária da Praia de iracema, conta com salas de cinema, anfiteatro, museus, biblioteca, espaços para shows e até um planetário que proporciona aos visitantes uma incrível experiência de observação dos astros com projetores de última geração.

Planetário do Dragão
Planetário do Dragão. Foto: Levarti

Mas as atrações do local não se limitam apenas aos espaços culturais. No entorno do “Dragão” a diversão segue noite à dentro nos diversos bares e boates espalhados pelo local, alguns deles bem tradicionais como O Chopp do Bixiga, famoso pelo chope de vinho que virou febre na cidade, e o Órbita, reduto musical para os amantes do rock.


O Choop do Bixiga - Entorno do "Dragão".
O Chopp do Bixiga – Entorno do “Dragão”. Foto: Levarti

A programação é sempre mais agitada nos fins de semana, dias em que os bares e boates no entorno costumam estar sempre cheios. Se estiver viajando com seus familiares e deseja aproveitar a programação cultural,  chegue mais cedo, os espaços internos do “Dragão” costumam fechar antes das 22h.

Se bater a fome, corra para alguns dos vários quiosques espalhados na praça ao lado. Há também algumas opções de restaurantes e até uma cafeteria que funciona das 15h às 22h.

Serviço: Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema.

3. Bar do Pirata

Bar do Pirata - Fortaleza. Foto: Bar do Pirata
Bar do Pirata – Fortaleza. Foto: Bar do Pirata

O Bar do Pirata é um dos bares mais tradicionais e divertidos da capital cearense.

Criado em 1986, o local celebra com diversidade e irreverência, a festividade brasileira, às tradições locais e a identidade cultural do Ceará.

Uma visita por aqui é garantia de muito arrasta pé e forró que segue a noite toda, com apresentações de bandas locais e até das tradicionais quadrilhas juninas do nordeste, que se misturam ao público fazendo todo mundo dançar. É sensacional!

7 - O que fazer à noite em Fortaleza - 10 lugares indispensáveis para você aproveitar
Tradicional Quadrilha junina no Bar do Pirata. Foto: Bar do Pirata
12 - O que fazer à noite em Fortaleza - 10 lugares indispensáveis para você aproveitar
Muito forró e arrasta pé no Bar do Pirata. Foto: Bar do Pirata

Quem adora uma boa cachaça de alambique também vai adorar o local, que conta ainda com uma decoração totalmente inspirada na cultura e e alegria do povo cearense.

Point  da capital na segunda feira, o bar ficou conhecido nacionalmente, e internacionalmente, como a segunda feira mais louca do mundo.

Neste dia, certamente você encontrará a casa cheia: esta tradição, nascida em 5 de janeiro de 1987 continua fazendo jus ao “dizer” local de que “vir ao Ceará e não conhecer o Pirata é como ir a Roma e não ver…”

Serviço: Rua dos Tabajaras, 325, Praia de Iracema.

4. Shows de Humor

Os shows de humor cearense são reconhecidamente um dos melhores programas para você curtir com os amigos e a família, garantindo boas risadas com personagens que já se incorporaram a cultura local e de cara, aproveitando um maravilhoso buffet servido durante as apresentações.

Os principais locais para você assistir a esses espetáculos do humor são o Lupus Bier, o Piadaria Comedy Club e o Restaurante Beira Mar Gril, cada um deles com programação especial para você sair com a barriga doendo de tanto rir.

Serviço:

Lupus Bier – Rua dos Tabajaras, 340, Praia de Iracema.

Piadaria Comedy Club – Beira Mar Trade Center, R. Osvaldo Cruz, 01 – loja 2 – Meireles.

Beira Mar Grill – Av. Beira Mar, 3221 – Meireles.

4. Ceará Show – O musical

Outro atrativo imperdível para você conferir à noite em Fortaleza é o Ceará Show, um espetáculo musical que conta a história desse estado lindo e encantador.

A promessa é de que “você vai rir, se emocionar, cantar e se sentir um conterrâneo da terra”, encontrando personagens que construíram o Ceará, como a Índia Iracema, Moacir (o primeiro cearense), o Dragão do Mar e muitos outros.

O espetáculo é sem dúvidas um dos grandes atrativos de Fortaleza. Vale a pena conferir!

Vista do alto da cidade de Fortaleza

Serviço: Teatro Ceará Show – Av. da Abolição, 2323 – Meireles

Quinta a Sábado às 20h e aos Domingos às 17h.

5. Barraca Chico do Caranguejo

Em todo lugar de Fortaleza você pode encontrar bons lugares para degustar frutos do mar, mas um em especial não pode faltar na sua programação: o Chico do caranguejo. A barraca, que fica na Praia do Futuro, funciona pela manhã, com estrutura para você curtir o mar, e à noite, como restaurante.

Foi exatamente o Chico do Caranguejo quem iniciou a tradição da “Quinta do Caranguejo” em Fortaleza, lá em 1987, noite em que turistas e residentes lotam os bares e restaurantes para degustar essa deliciosa iguaria do mar.

Quinta do Caranguejo em Fortaleza, uma tradição da cidade.
Quinta do Caranguejo em Fortaleza, uma tradição da cidade. Foto: Chico do Caranguejo

Depois de tantos anos, a casa cresceu e espalhou-se por outros quatro endereços na cidade, mas é na Praia do Futuro que o maior burburinho da Quinta do Caranguejo acontece, com apresentações musicais, shows de humor e muito forró pé de serra para você aproveitar a noite toda.

Serviço: Av. Zezé Diogo, 4945, Praia do Futuro.

6. Bar Teresa & Jorge

Não é só forró pé de serra que você vai ouvir nas noitadas de Fortaleza, pelo contrario, a cidade é eclética e há espaço para todos os estilos musicais. Um deles é o samba, que pode ser apreciado com muito estilo no Bar Teresa & Jorge, um reduto da boemia fortalezense.

Bar Teresa & Jorge, reduto da boemia de Fortaleza
Bar Teresa & Jorge, reduto da boemia de Fortaleza. Foto: Revista VÓS

O boteco tem ares alternativos, com mesas e cadeiras na calçada e cardápio variado composto por deliciosas opções como Caldinho de feijão, asinha de frango com linguiça calabresapurê de macaxeira e bacon.

Assinha de frango servida no Teresa & Jorge, tradicional bairro de Fortaleza.
Assinha de frango servida no Teresa & Jorge. Foto: Revista VÓS

Aos domingos a feijoada é o carro chefe, e as quintas-feiras, claro, a tradicional Quinta do Caranguejo que já falamos aqui.

Além do samba, a programação da casa inclui ainda MPB e Chorinho, no formato voz e violão. Dá pra virar a noite por aqui.

Serviço: Rua João Cordeio, 540, Praia de Iracema.

7. Mercado dos Peixes

Mercado dos Peixes - Fortaleza
Mercado dos Peixes – Fortaleza. Foto: Levarti
Mercado dos Peixes - Fortaleza
Mercado dos Peixes – Fortaleza. Foto: Levarti

Servidos e preparados com acompanhamentos e ingredientes especiais, os frutos do mar são um dos carros chefes da maravilhosa culinária cearense. 

Do peixe frito, passando pelo camarão, o caranguejo, a lagosta e o polvo, não faltam deliciosas opções para você degustar. 

Um dos principais locais para você aproveitar essa riqueza de sabores é justamente no Mercado dos Peixes, local de compra tradicional para os fortalezences que não dispensam uma boa comida e também, um excelente atrativo para você visitar à noite em Fortaleza.

Neste horário, mesas e cadeiras são colocadas em pleno calçadão da beira mar, e o que antes era só um mercado de peixes comum se torna uma espécie de praça de alimentação à céu aberto.

A experiência envolve interação: o pescador traz o peixe ainda cru até a mesa, depois é só escolher e esperar ficar pronto, tempo que passa rápido enquanto você joga conversa fora e aprecia uma boa cerveja bem geladinha.

Ah, dá pra ficar admirando o mar também, ele está logo lado, com sua deliciosa brisa que deixa tudo mais agradável.

Serviço: Av. Beira Mar, 3479 – Meireles.

8. Shopping Jardins Open Mall

O Shopping Jardins Open Mall é um dos melhores locais de Fortaleza para quem aprecia experiências gastronômicas e de compras, tudo em um amplo espaço aberto e com conceito paisagístico inovador.

Com 30 lojas super selecionadas, espaços de lazer, apresentações musicais, restaurantes renomados e áreas verdes com jardim, fontes e ate um riacho, o local é um oásis de tranquilidade em meio a agitação da cidade.

Serviço: Av. Des. Moreira, 1011 – Aldeota.

9. Floresta Bar

Floresta Bar - Fortaleza.
Floresta Bar – Fortaleza. Foto: Revista VÓS

O Floresta Bar já faz parte da cena noturna de Fortaleza. Há oito anos como restaurante self-service e cinco como bar.

No cardápio, opções para todos os paladares: petiscos, pizzas, sanduíches, caranguejo e comida mexicana. A programação musical também é variada, passando pelo jazz & blues, dando espaço para bandas covers e autorias, e fazendo tributos.

Serviço: Av. Santos Dumont, 1788, Lj.1 – Aldeota.

10. Restaurante Tempero do Mangue – Praia da Sabiaguaba

Uma lugar para se apreciar belezas naturais, curtir uma boa música e comer pratos típicos da cozinha nordestina. O resultado dessa mistura é o restaurante Tempero do Mangue, localizado no caminho da Praia do Futuro.

Pra fazer o clima, de sexta a domingo, bandas de rock, DJs e um trio de jazz se revezam no palco, com o bônus de poder assistir a um espetacular pôr do sol no restaurante.

Serviço: Rua Valdir Bezerra, 100 – Sabiaguaba (após ponte da Praia do Futuro, no final do asfalto à direita).








Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)