Fortaleza , a capital do Ceará,  é um dos melhores e mais procurados destinos do Brasil para se visitar. Fundada há mais de 291 anos, a cidade carinhosamente chamada de “Fortaleza Bela”,  encanta seus visitantes com atrativos que vão desde suas belas praias às feiras de artesanato ao ar livre. O centro histórico com prédios seculares, o parque ecológico, a gastronomia local e internacional e a vida noturna super agitada em bairros boêmios como a Praia de Iracema também encantam quem visita Fortaleza.

Além de todos esses atrativos, Fortaleza é também o ponto de partida para visitar outros maravilhosos destinos do Ceará, alguns deles bem próximos, como a Praia do Cumbuco, localizada a cerca de 35 km da capital, um dos melhores destinos do Nordeste para a prática do Kitesurfing.

Montar um roteiro de viagens é um dos segredos para que você consiga explorar ao máximo um destino. Mas com tantas opções do que fazer nessa cidade tão incrível é difícil escolher, certo? Por isso, montamos uma lista com os melhores lugares de Fortaleza  – e da região – , indicados pela equipe LEVARTI, que você não pode deixar de conhecer.

Comece explorando as praias vizinhas…

O Ceará é uma terra repleta de cores onde paisagens de belezas únicas se misturam com a alegria e o bem receber do seu povo. Sua costa estende-se por cerca de 580 km, com praias divididas entre a rota do Sol Poente e a Rota do Sol Nascente, muitas delas super acessíveis para quem está em Fortaleza com os famosos passeios de bate e volta.

Praia de Lagoinha

Praia de Lagoinha 300x300 - Melhores opções de passeios partindo de Fortaleza

Localizada em Paraipaba, a cerca de 124 quilômetros de Fortaleza, a praia de Lagoinha é com certeza um dos cartões postais do Ceará.

Com 15Km de extensão, sua paisagem é composta de larga faixa de areia fina e escura, lagoas de água doce que se formam entre as dunas, enseadas, coqueirais e um mar verde de deixar qualquer um de boca aberta. Um verdadeiro paraíso!

Embora menos disputada do que outras praias do Litoral Oeste, Lagoinha conta com excelente infraestrutura turística formada por excelentes hotéis e pousadas além de barracas e restaurantes, todos com cardápio super diversificado para você degustar os melhores pratos da culinária local.

Uma dica imperdível para quem visita Lagoinha é não deixar de fazer o tradicional passeio 3×1, onde você embarca em um veículo jardineira passando por paisagens típicas do sertão nordestino, faz uma travessia de barco catamarã, curte um delicioso banho refrescante na  Lagoa das Almécegas e finaliza num percurso feito de buggy passando por dunas e fontes de águas que formam as muitas lagoas da região.

Praia do Morro Branco

Beberibe é uma pequena cidade localizada a cerca de 85 km de Fortaleza. Com 11 praias que se estendem por cerca de 54 km, ficou conhecida nacionalmente por abrigar o Monumento Natural das Falésias de Beberibe, uma unidade de conservação natural criada em 2004 com o objetivo de preservar as belas paisagens naturais e ordenar a atividade turística na região.

             Praia das Fontes 300x201 - Melhores opções de passeios partindo de Fortaleza

Suas praias mais famosas são a Praia do Morro Branco e a Praia das Fontes, destinos “clássicos” do Ceará que você não pode deixar de conhecer.

Sempre movimentada,  Morro Branco é uma excelente opção para você que curte praias mais agitadas e com muitas atividades para fazer. Por aqui,  os passeios de buggy são quase uma regra, com roteiros onde você poderá visitar outras belíssimas praias da região como a Praia das Fontes, Praia do Diogo, Barra Nova e a Lagoa do Uruaú, parada obrigatória para você se divertir na tirolesa e skibunda.

Morro Branco é conhecida também por suas areias coloridas com até 12 tons diferentes, matéria prima para o típico artesanato de garrafinha onde lindos desenhos são criados à mão por artesãos locais.

Por sua proximidade com a capital Fortaleza, é mais que comum encontrar passeios com visita em Morro Branco e na Praia das Fontes em um único dia e com preços super acessíveis. Em geral esses passeios incluem ainda uma visita à praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, uma excelente opção para você sair de Fortaleza e explorar a região.  

Jericoacoara , a praia mais querida do Ceará

Jeri Pedra Furada 2 300x158 - Melhores opções de passeios partindo de Fortaleza

Descoberta na década de 70 por turistas estrangeiros, a pequena Vila de pescadores, que já foi praticamente isolada do mundo, tornou-se um dos destinos mais desejados para qualquer viajante.  

Já tendo figurada entre as 10 praias mais lindas do mundo, segundo o jornal Americano Huffington Post, as belezas naturais de Jeri, como é carinhosamente chamada, mais parecem ter sido desenhadas à mão pela natureza.

Lagoa Azul 300x169 - Melhores opções de passeios partindo de Fortaleza

Uma das melhores formas de explorar todas essas belezas é fazendo os passeios de buggy, que podem seguir para o Lado Leste de Jericoacoara, onde estão os principais atrativos da praia como a Lagoa Azul e a  Lagoa do Paraíso, a Pedra Furada e a Duna Pôr do Sol.

No Lado Oeste de Jericoacoara, o roteiro também é um espetáculo, inclui uma travessia de balsa pelo Delta do Guriú e paisagens de belezas incansáveis formadas por mangues, lagoas e dunas a perder de vista.

Se possível, reserve dois ou três dias para explorar os principais atrativos de Jeri que não se limitam aos passeios já mencionados. A Praia de Barrinha e a Praia do Preá são dois atrativos que escondem cenários de encher os olhos de qualquer visitante.

Embora não seja um atrativo próximo da capital Fortaleza, é fácil chegar em Jericoacoara. Diversas agências oferecem passeios com um dia de duração, ideais para quem não pode estender a visita, com saída dos hotéis e pousadas sempre bem cedinho para que você consiga aproveitar ao máximo sua experiência por lá.

É possível também contratar serviços de transfer privativos que em geral levam até quatro pessoas em um veículo. A principal vantagem desse serviço é o menor tempo de viagem até a Vila e a liberdade de poder escolher o horário de saída e retorno. Agora, se você optar por um transfer em veículo 4×4, aí sim, podemos dizer que sua experiência começa a partir do momento em que você entra no carro, pois esse tipo de transfer, em boa parte do trajeto é feito pela areia de praias belíssimas, um verdadeiro show!

Os melhores destinos para você curtir um friozinho no Ceará…

Que o calor nunca arreda o pé no Litoral Cearense, isso nós já sabemos. Mas você sabia que também é possível curtir um climazinho de Serra bem próximo à Fortaleza?

Listamos a seguir dois desses destinos para você já ir planejando sua próxima viagem.

Guaramiranga, a cidade das flores!

Guaramiranga  300x200 - Melhores opções de passeios partindo de Fortaleza

Localizada a cerca de 110km de Fortaleza, na região conhecida como Maciço do Baturité, está Guaramiranga, uma charmosa cidade de clima ameno e ambiente super aconchegante que vai encantar você.

Destino perfeito para quem busca sossego e tranquilidade, a pequena cidade, com pouco mais de 4 mil habitantes, ainda mantém seus ares interioranos com ruas pouco movimentadas, casarões que datam da era do Brasil Colonial, uma estação ferroviária centenária e muitos templos religiosos.

Destino já consagrado entre os praticantes do ecoturismo, a dica para quem visita Guaramiranga é não deixar de se aventurar em suas muitas trilhas que sempre terminam em maravilhosas quedas d’água para você relaxar o corpo e a mente. City Tours históricos, passando por igrejas, museus da cidade e até por fazendas de café, são uma excelente opção para você se aprofundar na história da cidade.

Embora receba um bom fluxo de visitantes durante o ano todo, é no carnaval que Guaramiranga fica mais movimentada.

Nesse período acontece o ‘Festival Jazz & Blues’, evento cultural que já se tornou uma referência nacional para os amantes desse estilo musical e também para os que fogem da tradicional folia do litoral cearense.

Realizado desde o ano 2000, o evento conta com atrações nacionais e internacionais, atraindo tanta gente que é comum ver, nesse período, barracas armadas em meio às praças de Guaramiranga.

Além do Festival Jazz & Blues, outros eventos formam a cena cultural local: em julho, a Mostra de Teatro de Guaramiranga realiza apresentações de companhias locais; em setembro é a vez do festival Nordestino de Teatro, seguido pelo Festival Gastronômico em outubro.

Outro destaque dessa charmosa cidade é o pico Alto, o ponto mais alto da cidade, com 1115 m de altitude. Acessível por estradas asfaltadas, a vista que pode-se apreciar de lá é um verdadeiro presente da natureza para os olhos de quaisquer visitantes.

Ubajara

ubajara4 300x196 - Melhores opções de passeios partindo de Fortaleza         

Situada a 847 metros de altitude, a pequena cidade cercada pela mata atlântica é uma das mais encantadoras da Serra da Ibiapaba, região formada pelos municípios de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipu.

Um dos seus principais atrativos é o Parque Nacional de Ubajara, situado no alto da serra com várias cavernas e grutas de rocha calcária. São cerca de 6.288 hectares de imenso verde formado pela mata atlântica e chapadões, na parte alta, e pelo cerrado e caatinga na parte baixa.

No topo da Serra, com acesso através de um bondinho que proporciona uma visão espetacular da paisagem, está a famosa Gruta de Ubajara, descoberta ainda no século XVIII, segundo historiadores, pelos portugueses que andavam em busca de prata pela região.

São 1.120 m de extensão, com 420 m que podem ser percorridos com o auxílio de guias locais, onde você poderá admirar magníficos espeleotemas, formações rochosas que ocorrem tipicamente no interior das cavernas.

Trilhas e cachoeiras também são atrativos imperdíveis para quem visita Ubajara. A mais tradicional delas é a Ubajara-Araticum, que liga o Centro da cidade à gruta de Ubajara. São cerca de 3h de caminhada em meio à mata atlântica, passando por mirantes e piscinas naturais formadas pelas muitas quedas d’águas que você encontrará pelo caminho. Sem dúvidas, a opção preferida dos mais aventureiros e amantes da natureza.

Descubra alegria e diversão em parques aquáticos e ecológicos

Vamos combinar que estar em Fortaleza já é um motivo especial para sentir-se feliz da vida. Afinal, como já vimos, são muitas as experiências que você pode vivenciar durante toda sua estadia por aqui. Mas e se eu te disser que além de tudo isso o Ceará é também a casa de um dos maiores parques aquáticos do mundo? Continue a leitura e descubra com a gente o Beach Park.

Beach Park

Beach Park 300x200 - Melhores opções de passeios partindo de Fortaleza

Localizado em Aquiraz, distantes apenas 35 km de Fortaleza, o Beach Park é programa imperdível para toda a família, afinal, não faltam opções de lazer e entretenimento para preencher todo o seu dia.

O complexo turístico, considerado um dos maiores do Brasil, conta com 4 hotéis, diversas barracas de praias, lounges especiais, bares e restaurantes com o melhor da gastronomia local e internacional e claro, muitos brinquedos no 2º melhor parque aquático do mundo, segundo o TripAdvisor.  

São 18 atrações divididas em três categorias: para toda família, as moderadas e as radicais, como o insano, um toboágua com 41 metros de queda livre que vai fazer você se arrepiar.

Para chegar até o Beach Park Park há saídas de transfer diários partindo de Fortaleza com preços super econômicos em diversas agências. Já os ingressos para acesso podem ser adquiridos em plataformas de turismo ou diretamente no site do parque.  

Ipark

engenhoca 300x169 - Melhores opções de passeios partindo de Fortaleza

Natureza, Lazer, Diversão e Aventura são um convite irrecusável para as férias de qualquer viajante. Afinal, esses são itens essenciais que queremos aproveitar em nossas viagens.

No complexo turístico iPark, localizado na cidade de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, você encontra  tudo isso e muito mais.

Com estrutura completa para garantir sua diversão, o parque oferece mais de trinta atividades, todas ao ar livre, passando por Wakeboard, Tirolesa, High Jump, Stand Up Paddle, Caiaque, Escalada, Arco e Flecha, Arvorismo, Kart In Cross, Piscinas, Aquaball, Pedalinho no Lago, Passeio de Charrete e muitos outros.

Quem visita o iPark tem a oportunidade de conhecer também o Museu da Cachaça, um casarão erguido ainda no século XIX e que hoje é referenciado como um dos principais atrativos para se conhecer no Ceará.

O museu, que no passado sediou a primeira unidade industrial da Ypioca, tradicional cachaça do Ceará, reúne um rico acervo com mapas, documentos, maquinários, garrafas e equipamentos agrícolas utilizados na época. Um resgate histórico dessa bebida tão apreciada  pelos brasileiros.

Curtiu essa dica? Então garanta já o seu ingresso e boa diversão!

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)