Quando você pensa no Ceará, qual a primeira coisa que lhe vem em mente? Provavelmente sua resposta para essa pergunta foi – Sol e Praia -, afinal, é exatamente por isso que somos conhecidos mundialmente: belas praias e sol brilhando o ano todo.

Mas e se você pudesse acrescentar ao seu roteiro de viagens um destino de clima ameno e aconchegante? Com muita natureza, cultura e histórias para contar? Ficou curioso? Então vem com a gente e descubra todos os encantos de Guaramiranga

Localizada a cerca de 104 km de Fortaleza , Guaramiranga – do tupi guará (vermelho) e miranga (garça) – é uma charmosa cidade cercada de montanhas, com temperaturas que variam entre 14ºC e 25ºC, podendo chegar a 12ºC em julho, perfeita para você que procura por sossego e tranquilidade. 

Não à toa a cidade é conhecida como a Suíça cearense, ou ainda Cidade das Flores, dada a tradição de cultivo de rosas no Maciço do Baturité. 

Por aqui, a típica correria dos centros urbanos é substituída por um bom chocolate quente na pracinha ou uma caminhada pelas ruas que contam a história local e mesmo do Ceará.  Curte aventuras? Então aqui também é o seu destino, com opções que vão desde o caiaque até trilhas pelas florestas. 

Bem, com tantas opções, resolvemos montar um guia especial sobre essa incrível cidade para te ajudar a já ir planejando para sua próxima viagem. Aproveite! 

Parque das Trilhas de Guaramiranga

A natureza foi realmente muito generosa com Guaramiranga. Por aqui, o verde predomina  por todos os lados, e um dos melhores locais para você aproveitar isso é no Parque das Trilhas de Guaramiranga. 

5c4f37f21e0000c9deb322f1 1548696435356 - Guaramiranga - Que tal conhecer a Suíça cearense?

Trilhas de Guaramiranga. Foto: Alexandre Paixão

Localizado apenas 500 metros do centro da cidade, com uma área total de 114 hectares em meio à mata atlântica, por aqui você encontrará muita coisa para fazer, começando, claro, pelas famosas trilhas que levam até as cachoeiras, um dos principais atrativos de Guaramiranga. 

Há duas opções para você aproveitar: A Cachoeira Sítio São Paulo ou o Poço da Veada. O percurso até lá envolve caminhadas que duram em média de 30 a 90 min, dependendo da disposição do grupo. Se estiver com tempo, não deixe de conhecer as duas cachoeiras, vale muito a pena! 

5c4f37f21e0000c9deb322f1 1548696435808 - Guaramiranga - Que tal conhecer a Suíça cearense?

Queda d’água nas trilhas de Guaramiranga. Foto: Alexandre Paixão.

Bicas de águas cristalinas, piscinas naturais, espaços para crianças e até um redário para você esticar as pernas são outros atrativos do parque. Para os mais aventureiros, atividades como rapel, tirolesa, ponte de três cordas e caiaque ajudam a garantir ainda mais diversão. 

Mosteiro dos Jesuítas 

A religiosidade é um fato marcante para o povo cearense. Por todos os destinos há ao menos uma igrejinha no centro da cidade onde os fiéis reúnem-se para agradecer às bênçãos concedidas pelo santo protetor.

Essa fé está muito bem retratada no Mosteiro dos Jesuítas, uma antiga casa apostólica da Companhia de Jesus, construída a mais de 95 anos.  

Mosteiro dos Jesuítas.

Mosteiro dos Jesuítas. Foto: Levarti

A bela e imponente construção, erguida pedra sobre pedra, chama atenção dos visitantes com seus corredores largos e posição privilegiada que permite observar a alvorada e ainda ter uma visão panorâmica de pontos importantes da região como o Açude de Vazante, a Pedra Aguda, a Serra do Tamanco e o cruzeiro da cidade de Baturité. 

Ao seu redor, um belíssimo jardim com flores e plantas raras é bem convidativo para boas caminhadas.

O local, que já foi um seminário e colégio para internos, hoje está aberto para visitação e também serve como meio hospedagem. Embora esteja localizado na vizinha Baturité, a cerca de 14 km, não é difícil chegar até aqui. Passeios realizados por guias locais em Guaramiranga com certeza incluem esse atrativo em seus roteiros. 

Mirante do Pico Alto 

Como já vimos, são muitos os atrativos naturais da região, chamando atenção por aqui o Mirante do Pico Alto, a 13 km do centro de Guaramiranga, com 1.115 metros de altitude; o segundo mais alto do Ceará e terceiro do Nordeste.

Daqui, pode-se avistar a transição da serra com o sertão cearense e ainda o Rio Pacoti. O pôr do sol apreciado deste ponto é outro cenário marcante que não pode faltar em seu roteiro de viagem.

O acesso ao local pode ser realizado por trilhas ecológicas ou por estradas de asfaltos. Assim como a maioria dos passeios por aqui, guias locais são os responsáveis por conduzir os visitantes por entre as trilhas. Siga todas as orientações e preocupe-se apenas em aproveitar o momento.

Fazendas de cafés 

Guaramiranga não se resume apenas a temperaturas amenas, cachoeiras e trilhas pela mata atlântica. A charmosa cidade também proporciona experiências históricas e culturais para aqueles com olhar mais atento.

Se você não sabia, o Ceará já foi um dos principais produtores de café do país, inclusive tendo sido considerado como o melhor do mundo.

Juntamente com Baturité, Mulungu e Pacoti, Guaramiranga faz parte da Rota do Café Verde, atrativo turístico local, onde você poderá ver de perto como funcionavam os processos de torra e moagem do café e os belos casarões centenários decorados com mobiliário de época. Tudo isso embalado por uma boa conversa com os descendestes das antigas famílias que produziam na região.

Ao redor das casas, belos jardins repletos de flores nos convidam a tomar, claro, um bom cafezinho produzido nas fazendas locais.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e Igreja da Gruta 

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Foto:Levarti.

Cercada por um belo Jardim e grandes palmeiras, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, construída em 1873, é o ponto de encontro dos fiéis católicos de Guaramiranga, na Praça Frei Honório. A igreja possui uma estrutura bem cuidada e harmonizada com a atmosfera bucólica da cidade.

Seguindo pela Ladeira das Grutas, também conhecida como via sacra de Guaramiranga, uma bela estrada feita de pedra, você chegará até a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, conhecida por aqui como Igreja da Gruta, fundada em 1892 em estilo barroco.

O acesso até essa igreja pode ser feito tanto pela Ladeira das Grutas como por uma escadaria composta por 79 degraus.

Observação de Pássaros em Guaramiranga

 

 

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)