Localizada a aproximadamente 135 km de Fortaleza, Fortim é uma cidade cheia de belezas encantadoras. A foto acima, do nosso parceiro Impressões de Viagens ilustra muito bem isso. Destino ainda pouco conhecido da maioria dos viajantes, a pacata cidade oferece aos seus visitantes uma atmosfera tranquila e acolhedora, facilmente percebida logo que você chega por aqui.

À beira do Rio Jaguaribe, que aliás, é um de seus principais atrativos, Fortim apresenta paisagens distintas, com dunas, falésias, florestas de cactos, mangues, rio e claro, um mar de águas tranquilas e cristalinas.

Suas praias, a maioria delas ainda rústicas e quase intocáveis, são perfeitas para quem está fugindo da correria dos centros urbanos ou mesmo de outras praias mais badaladas. Mas não se preocupe, há boas opções de hospedagem por aqui, inclusive em hotéis de categoria luxo; barracas de praia servindo os melhores pratos da região e muitos passeios a ser fazer.

Em linhas gerais, um destino ainda pouco explorado, mas que vale muito a pena conhecer. Se liga nessas dicas e aproveite ao máximo cada cantinho desse lugar paradisíaco.

O que fazer em Fortim

Os destinos do litoral cearense são tradicionalmente conhecidos mundo afora por oferecerem belezas naturais exuberantes e sol brilhando praticamente todos os dias do ano. A fórmula perfeita para quem busca alegria e diversão.

Em Fortim não poderia ser diferente. Localizada entre as badaladas praias de Morro Branco e Canoa Quebrada, por aqui você sempre vai encontrar algo para fazer, seja nas praias locais ou seguindo até os já citados destinos na região.

Um dos destaques da cidade é a Praia do Pontal do Maceió, uma pequena vila de pescadores com ares rústicos e bucólicos, perfeito para quem busca por sossego e tranquilidade, e claro, muitas belezas naturais.

A paisagem dessa praia é bastante encantadora. Por toda sua extensão, paredões de falésias e rochas margeiam o mar de águas clarinhas e super tranquilas, perfeito para refrescar-se nos típicos dias de calor na região.

O mais legal é que em alguns pontos da praia, entre essas gigantes formações rochosas, formam-se “cavernas” que abrigam piscinas naturais com águas mais que refrescantes. Para aproveitar esse atrativo é necessário o acompanhamento de um experiente guia local; é ele que vai te acompanhar até às cavernas e controlar o tempo do passeio, de acordo com a subida da maré que pode cobrir todo o local. 

IMG 20160809 170738989 1024x768 - Fortim - Um oásis no Litoral Cearense

Grutas da Praia de Fortim. Foto: Levarti

A pesca artesanal é uma das principais atividades de sustento da comunidade local. Por aqui é mais que comum olhar para o mar e avistar coloridas jangadas partindo rumo a mais um dia de labuta. São esses pescadores que abastecem os restaurantes e barracas locais, trazendo os melhores frutos do mar, sempre bem fresquinhos para você se deliciar.

Canto da Barra, é outro destino paradisíaco e deserto na região, já bem próximo a foz do Rio Jaguaribe. Os ventos por aqui são considerados perfeitos para a prática do kitesurf, modalidade de esporte bastante praticada em Fortim e que falaremos mais adiante.

Ponta das Agulhas, mais selvagem e pouca explorada, é mais uma praia ideal para os que buscam paz e tranquilidade. Dá para chegar até lá simplesmente aproveitando uma boa caminhada, partindo do Pontal do Maceió, quando a maré estiver baixa. O caminho é vazio e com muitas belezas naturais, perfeito para relaxar a mente e esquecer da correria do dia a dia.

Kitesurf

KiteSurf é o outro estilo de passeio que você tem disponível na região da cidade de Fortim.

O KiteSurf é um esporte de muita adrenalina e o preferido dos turistas que visitam a região. Ele é um esporte aquático que usa uma espécie de pipa e uma prancha com alças, ou sem, para que o esportista fique posicionado e pratique o Kitesurf.

Uma vez em cima da prancha o praticante do esporte deve controlar os seus movimentos usando uma barra que faz a ligação entre ele na prancha e a pipa do céu, comandando a direção e intensidade dos movimentos através do vento que atinge a pipa. Esse esporte é muito apreciado e você pode encontrar empresas que ofertam o Kitesurf pela própria orla da praia, conferindo sempre segurança e a maior diversão!

Passeio no Rio Jaguaribe

O Rio Jaguaribe é o maior curso de águas do Ceará, com extensão de 633 km, nascendo no sul do estado, na cidade de Tauá, e vindo desaguar no Oceano Atlântico, no litoral de Fortim.

Com muitos canais, ilhas e rica fauna e flora, os passeios pelo rio são quase obrigatórios para quem visita Fortim. No percurso de 1h30, você conhecerá as ilhas fluviais Grande e Caldeira, a Pedra do Chapéu, que forma um banco de areia e onde pode-se aproveitar um delicioso banho de água doce.  

Passando pelo mangue, já em terras firmes, avista-se os caranguejos em meio às raízes e as belíssimas casas de veraneio nas margens do rio. 

Passeios de buggy pela região

Os passeios de buggy são sempre uma aventura à parte para qualquer visitante aqui pelas terras cearenses. Bastante disputados, esses passeios garantem dias inteiros de muita adrenalina e diversão, passando não só pelas já apresentadas praias de Fortim mas também, seguindo até destinos encantadores como Canoa Quebrada, Morro Branco e Ponta Grossa.  

08 1024x576 - Fortim - Um oásis no Litoral Cearense

Passeio de Buggy em Fortim. Foto: Levarti

Até por sua proximidade com esta praia, certamente você irá sentir-se tentado a dar um pulo até Canoa Quebrada, um dos destinos mais lindos e famosos de todo o Brasil. Como já falamos aqui no blog, em um conteúdo exclusivo sobre essa maravilhosa praia, esse é um dos melhores lugares para se visitar no Ceará.

Canoa é palco de cenários deslumbrantes formados por falésias avermelhadas, dunas de areia branquinha e um mar apaixonante de águas esverdeadas. Com mega estrututa turística, há muitas opções do que fazer por aqui; mas em geral, se você está vindo em um passeio de buggy de Fortim, deverá seguir para aproveitar também outro destino bem próximo e não menos encantador na região: Ponta Grossa.

Localizada no município de Icapuí, este pequeno vilarejo guarda em seus cenários paisagens simplesmente exuberantes. Assim como em Fortim, o mar de águas tranquilas é margeado por imponentes formações rochosas de cor avermelhadas e gigantes dunas de areia dourada, um contraste de cores perfeito.

A gastronomia local é outro destaque de Ponta Grossa, tendo como base a deliciosa lagosta, fruto do mar abundante pela região; servido sempre bem fresquinho em barracas instaladas à beira da praia. O trajeto até Ponta Grossa inclui também visita à Praia de Redonda, uma pacata e charmosa vila de pescadores.

40823081222 2ecd081011 k 1024x662 - Fortim - Um oásis no Litoral Cearense

Lagosta, fruto do mar tradicional em Ponta Grossa. Foto: Ministério do Turismo

Se estiver com mais tempo, contrate um passeio de buggy que vá até Morro Branco, já na cidade de Beberibe. Destino super badalado da região, não deixe de visitar o Monumento Natura das Falésias de Beberibe e o Centro de Artesanato local.

Praia do Morro Branco

Praia do Morro Branco. Foto: Levarti

Jaguaribe Lodge & Kite

A beira mar, construído todo em madeira, o Jaguaribe Lodge & Kite proporciona conforto, lazer e uma experiência única com a natureza.

Em frente ao Rio Jaguaribe, abrindo para o oceano e oferecendo um braço de mar excepcional para a aprendizagem do kitesurf, o hotel Jaguaribe Lodge foi construído com o máximo de respeito ao meio ambiente; com 20 bangalôs, todos com vista para o mar, e construídos sobre palafitas para que a vegetação local e as dunas permanecessem intocadas.

O hotel possui um Kite Center IKO (International Kiteboarding Organization) que recebe todos os praticantes do esporte, do iniciante ao experiente, e fornece aulas e aluguel de equipamentos.

O vento é constante e a temperatura da água é de 28 graus durante o ano todo.

Jaguaribe Lodge & Kite

Jaguaribe Lodge & Kite. Foto: Tribuna do Ceará

Como chegar em Fortim

Para que você possa chegar na cidade de Fortim com mais facilidade é preciso estar, preferencialmente, na cidade de Fortaleza, distante em média 135 km em uma viagem com duração de até duas horas.

Você poderá contratar um serviço de transfer privativo, que poderá ser realizado em veículos particulares ou vans, à depender do número de passageiros,  ou ainda, alugar um veículo e seguir pela rodovia CE-040 até a cidade de Fortim.

Curiosidades sobre Fortim

Uma curiosidade bem interessante em Fortim está ligada à Igreja de Nossa Senhora do Amparo.

Naquele tempo, a vila de Fortim se estendia pela beira do rio Jaguaribe, o que justificou a construção da igreja de frente para o rio. Com o passar do tempo e desenvolvimento da vila, a cidade passou a ser construída por trás de igreja, já que não havia mais espaço nas margens do Jaguaribe para construção de novos imóveis. Caso esse que não agradou aos fiéis devotos de Nossa Senhora do Amparo. A solução? abrir portas no fundo da igreja e construir uma pracinha de frente para o rio. Desde então, a entrada no templo é feita pelas portas do fundo. 

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)