Canoa Quebrada é um daqueles destinos que qualquer viajante sonha em conhecer. Localizada no Litoral Leste do Ceará, a cerca de 166 km de Fortaleza , a Vila de Pescadores, antes pacata e sem muita movimentação, tornou-se um dos principais destinos do Ceará para quem procura por belezas naturais e excelente estrutura turística.

Sua descoberta deu-se lá pelos anos 70, quando grupos hippies vindos da França chegaram por aqui e simplesmente apaixonaram-se pelo destino. Também pudera: Canoa Quebrada é simplesmente encantadora!

F01 300x100 - Canoa Quebrada - O paraíso do Litoral Leste Cearense

O cenário? Gigantes falésias avermelhadas, dunas de areias branquinhas, majestosos coqueirais que movimentam-se com a brisa refrescante,  imensas lagoas de água doce e um mar de águas quentinhas e tranquilas. Bem, é como diz o ditado popular : “um verdadeiro paraíso na terra”  

A atmosfera dessa praia é outro atrativo importante por aqui. Embora seja um dos destinos mais visitados do Ceará, Canoa ainda consegue manter o seu clima tranquilo e aconchegante, convite perfeito para relaxar a mente e aproveitar tudo o que a praia tem a oferecer.

Continue a leitura e descubra com a gente porque Canoa Quebrada é um dos nosso destinos prediletos.

O que fazer em Canoa Quebrada

Quando o assunto é Canoa Quebrada e o que fazer por lá, chegam as dúvidas pela infinidade de atrativos e passeios que você pode aproveitar. Destino super agitado o ano todo, você sempre encontrará algo para fazer por aqui, seja sozinho, com amigos ou familiares. Para te ajudar, preparamos uma lista com as principais atividades que não podem faltar no seu roteiro de viagem por lá.

Passeios de buggy e Quadriciclo

Buggy Quadriciclo 300x100 - Canoa Quebrada - O paraíso do Litoral Leste Cearense

Os passeios de buggy e quadriciclo são super tradicionais pelo litoral cearense; em Canoa Quebrada não poderia ser diferente. Seja para conhecer os atrativos locais ou praias vizinhas, os roteiros desses passeios, cheios de emoção e adrenalina, certamente irão encantar você.

Os passeios locais partem da Orla de Canoa Quebrada rumo as maravilhosas Lagoas que formam-se em meio às dunas, verdadeiros oásis de águas cristalinas e super refrescantes. Uma das mais famosas na região fica localizada em meio a Duna do Camarão, onde você poderá além de curtir um delicioso banho de águas doces, divertir-se com a tirolesa e skibunda.

Além de explorar todas as belezas da região, esses passeios incluem também paradas em algumas barracas localizadas à beira das lagoas, sendo a Paraíso Arriégua, Chega Mais e a Barraca Oásis às mais famosas e com melhor estrutura para receber você.

Ponta Grossa 300x50 - Canoa Quebrada - O paraíso do Litoral Leste Cearense

Já o passeio até Ponta Grossa, outro paraíso da região, localizado no município vizinho, Icapuí, oferece um roteiro com passagem por praia desertas, dunas e lagoas, vilas de pescadores e falésias de variados tons. Um verdadeiro espetáculo.

Ao chegar em Icapuí, não deixe de degustar uma deliciosa lagosta, fruto do mar abundante nesta região, servida sempre bem fresquinha nas barracas instaladas no local. Por falar nisso, Icapuí recebe todos os anos o Festival da Lagosta.

Se estiver com mais tempo, não deixe de fazer a trilha ecológica pelas dunas, uma caminhada que começa em meio a vegetação nativa e que finda com uma visão simplesmente espetacular de cima dessas montanhas de areia.

3 Praias da Região para Incrementar o Roteiro

Canoa Quebrada é realmente um destino fantástico. Suas belezas,  que encantam os seus visitantes há muitas décadas,  merecem ser apreciadas o máximo possível. Mas, existem outros locais na região que você também não pode deixar de conhecer, seja para descansar em praias mais desertas ou simplesmente para tornar sua viagem ainda mais completa. Separamos três desses destinos para você já começar a ir se programando.

A Praia de Majorlândia, localizada a cerca de 8 km de Canoa Quebrada, é uma das boas opções para você que deseja explorar mais a região. Com densos coqueirais e gigantes falésias brancas e avermelhadas, seu cenário é bastante convidativo para quem procura por belezas naturais e abundantes.

Com boa estrutura turística, a praia ficou conhecida também pelo lindo artesanato de garrafinha, produzido por artesãos locais com a utilização de areias coloridas encontradas por toda a praia. Não deixe de levar o seu como lembrança desse lugar especial.

Outra atração imperdível são as esculturas gigantes esculpidas nas falésias pelo artista da terra conhecido como Toinho de Carneiro, uma verdadeira exposição à céu aberto que vai deixar você maravilhado.

A Praia Lagoa do Mato, mais rústica e menos badalada que Canoa Quebrada, é perfeita para você curtir um dia de descanso e relaxamento. Protegida por um banco de corais, excelente para deliciosos mergulhos com a maré baixa, a praia ainda mantém seu aspecto  selvagem, típico de praias pouco exploradas.

O destaque para quem chega até aqui é o caminho feito entre as gigantes falésias coloridas, passeio conhecido localmente como Garganta do Diabo.

Quixaba II 300x66 - Canoa Quebrada - O paraíso do Litoral Leste Cearense

Outra local que não pode faltar em seu roteiro de viagens é a Praia de Quixaba, localizada a apenas 5 km da Praia Lagoa do Mato e 8 km de Canoa Quebrada. Considerada uma das 10 praias mais lindas do Ceará, a pequena comunidade de pescadores é um um perfeito reduto de belezas tropicais na região.

Blog Canoa Quixaba 1 300x66 - Canoa Quebrada - O paraíso do Litoral Leste Cearense

Além de oferecer um delicioso banho de mar em suas águas transparentes e mornas, Quixaba oferece aos seus visitantes outros atrativos como os deliciosos passeios de jangada, realizados por pescadores locais, ou pelas impressionantes falésias brancas que se estendem por toda a praia.

Se você aprecia frutos do mar, não deixe de visitar Quixaba no mês de setembro, quando acontece o Festival do Camarão, com várias atrações locais e nacionais.

Passeios de Jangada

Jangada 300x66 - Canoa Quebrada - O paraíso do Litoral Leste Cearense

Ao chegar em Canoa Quebrada logo você verá pequenas e coloridas jangadas partindo mar adentro. Seja guiada  por algum pescador em mais um dia comum de trabalho ou seguindo para um maravilhoso passeio com os visitantes.

Construídas artesanalmente, desde o mastro até à vela, as Jangadas fazem parte da cultural local. Fazer esse passeio, além de proporcionar uma incrível visão de toda a praia e suas gigantes falésias vistas do mar, nos transporta também ao dia a dia desses “homens do mar”, que com suas redes de pescas garantem o seu sustento e os deliciosos frutos do mar que degustamos em muitas de nossas viagens.  

Aventure-se com passeios radicais

Se você acha que os passeios de buggy e de quadriciclo pelo sobe e desce das dunas já fossem um atrativo radical, então espere para conhecer outras incríveis atividades feitas especialmente para os viajantes de espírito mais aventureiro.

Parapente 1 300x66 - Canoa Quebrada - O paraíso do Litoral Leste Cearense

Já bastante tradicional em Canoa Quebrada, o Voo de Parapente é mais que convidativo para os aventureiros que visitam Canoa Quebrada. Imagine poder ter uma visão mais que privilegiada de toda a costa, com suas lindas falésias, dunas, um mar de águas cristalinas, e claro, toda a sensação de liberdade que só quem já realizou este tipo de passeio sabe como é.

Realizados a partir da praça da Igreja São Pedro, final da Rua Broadway, os voos de parapente podem ser feitos em duplas ou até mesmo por três pessoas, dependendo do peso de cada um, mas sempre guiados por profissionais capacitados que passarão diversas instruções de segurança antes de realizar o voo, que dura em média de 15min.

Para quedas 1 300x100 - Canoa Quebrada - O paraíso do Litoral Leste Cearense

O passeio de pára-quedas é também uma aventura que você vai gostar de viver. Com auxílio de um Jipe, o pára-quedas sobe de forma surprendente, um verdadeiro voo ao ar livre. Lá de cima você terá uma visão panorâmica da praia de Canoa Quebrada, um verdadeiro espetáculo.

Uma dica importante: sempre verifique todas as informações do instrutor que irá realizar o voo junto com você. Em Canoa, há empresas especializadas nestes passeios e que oferecem toda a segurança necessária para sua experiência. Jamais aceite profissionais não credenciados e que não ofereçam todos os equipamentos de segurança. 

Experimente a gastronomia local

Viva a vida com gosto! Já dizia o velho e sábio ditado popular. Em Canoa Quebrada isso é fácil. Afinal, são centenas de barracas e restaurantes para você descobrir os melhores gostos e sabores da culinária cearense.

Por aqui, as opções vão desde os tradicionais pratos regionais como o  camarão no alho e olho – ou no molho de maracujá – passando pelo peixe frito, a lagosta e arraia, até pratos de cozinhas internacionais como a Japonesa, Italiana e Francesa.

Na calçada da Broadway, rua mais movimentada de Canoa, procure por bancas onde são servidos o delicioso pastel de arraia, uma iguaria pouco conhecida mas que é de dá água na boca. Para o café da manhã, a dica é pedir uma boa tapioca, recheada com coco, carne de sol e até camarão.

À beira mar, barracas oferecem também deliciosos drinks gelados, perfeitos para os dias sempre ensolarados de Canoa Quebrada.

Duna pôr do sol

Dentre todas as atrações de Canoa Quebrada existe aquela que você não pode deixar de conferir: a Duna pôr do sol. Localizada bem próxima do vilarejo e super acessível com uma rápida caminhada, este é o ponto de encontro de boas parte dos turistas, que reúnem-se no topo da duna para sentar e contemplar esse espetáculo da natureza que proporciona muita inspiração e boas energias.  

Curta a animada noite de Canoa Quebrada

Como já falamos por aqui, Canoa Quebrada é um dos destinos mais visitados do Ceará. Suas exuberantes belezas naturais, excelente estrutura turística, variada oferta gastronômica e atmosfera sempre agradável, atraem milhares de pessoas de todos os lugares.

Se além de tudo isso você procura também por noite super agitadas e muita animação, então Canoa é o seu destino certo. Na famosa Rua Broadway, o coração de Canoa Quebrada, às noites não tem hora pra acabar.

Por aqui, concentram-se os melhores bares e restaurantes da vila, sempre cheios e com opções para quem curte  desde o típico forró cearense, até a música popular brasileira e o reggae music, estilo musical bem comum por aqui.

Convidar os amigos e familiares para passear pela Broadway é um dos melhores programas de Canoa, seja para comer nos charmosos restaurantes, beber, dançar ou fazer compras nas muitas lojinhas de artesanato abertas até mais tarde.

Nas noites de lua cheia, o burburinho migra para a praia, onde acontecem festas e luaus imperdíveis.  

Como chegar à Canoa Quebrada

Existem diversas opções para chegar até Canoa Quebrada, seja partindo dos hotéis em Fortaleza ou até mesmo direto do Aeroporto. Os serviços de traslados podem ser contratados em duas modalidades: o privativo, onde você aluga um veículo exclusivo para você ou o compartilhado com outras pessoas, modalidade mais indicada para quem quer pagar menos mas sem abrir mão do conforto e segurança.

Em geral estes traslados levam até 4 pessoas por veículo, tanto o privativo quanto o compartilhado. Se estiver em um grupo maior existe também a opção de alugar uma van com motorista para realizar o transporte da galera.

Outra forma bem interessante de chegar até Canoa Quebrada é com os famosos bate e volta, passeios com um dia de duração que podem seguir direto para Canoa Quebrada ou incluir em seu roteiro visitas também às praias de Morro Branco e Praia das Fontes, destinos maravilhosos do Ceará.

O percurso até Canoa Quebrada dura em média duas horas. Para garantir uma viagem segura e confortável contrate apenas empresas devidamente credenciadas e autorizadas a realizar este tipo de serviço.

Na Levarti você pode utilizar nossa ferramenta de pesquisa para encontrar o serviço mais adequado você. Clique aqui para conhecer. 

Curiosidades sobre Canoa Quebrada

Canoa Quebrada é aquele vilarejo guardado dentro do Estado do Ceará que reserva uma faixa litorânea cheia de riquezas naturais esperando para serem desbravadas por você que ama o contato com a natureza e toda a vibe praiana que a região pode oferecer. No vilarejo você poder ver de perto como a arte com terra colorida é feita, como os artesãos usam as próprias mãos para criar peças incríveis, como a gastronomia de Canoa Quebrada pode ir além do prato e ficar pra sempre guardada a sua memória.

A região tem a condição de te fazer sentir um vibe incrível que só pode ser vivenciada de perto com gostinho de quero mais. Vale muito à pena dar uma visitada especial e ver o que Canoa Quebrada tem pra você!

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)