Pacata é um bom adjetivo para descrever Camocim, um dos últimos destinos do Litoral Cearense, quase na divisa com o estado do Piauí.  Com pouco mais de 60 mil habitantes, a cidade é um refúgio para os viajantes que procuram por sossego e tranquilidade; sem abrir mão, claro, das paisagens paradisíacas do Ceará.

Distante cerca de 360km da capital Fortaleza, Camocim tem o maior litoral do estado. São 62 km de belas praias, algumas ainda quase intocáveis pelo homem, todas com paisagens maravilhosas e a maioria com boa infraestrutura turística para você aproveitar lindos dias ensolarados.

Terra de pescadores, por lá às tradicionais canoas coloridas estão por toda parte, desfilando no balanço do mar de águas sempre tranquilas e quentes. Uma curiosidade: essas canoas acabaram sendo tombadas como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN, um sinal de reconhecimento da sua importância para a formação da identidade cultural local.

Orla de Camocim

Descubra com a gente os principais atrativos deste destino encantador e comece já a programar sua próxima viagem.

Praia do Maceió…

Localizada a cerca de 12 km do centro de Camocim, é uma das mais “agitadas” e com melhor infraestrutura turística na região, recebendo um número maior de visitantes durante todo ano, atraídos principalmente por suas belas paisagens formadas por imensos coqueirais, extensa faixa de areia branquinha e mar de águas sempre quentes e tranquilas, um verdadeiro Caribe brasileiro.

Praia de Maceió

Chegando na Praia de Maceió em Camocim

Barra dos Remédios…

Parada obrigatória para quem visita Camocim, Barra dos Remédios é uma das praias mais lindas do litoral cearense.

Acessível apenas em passeios de buggy que partem do centro da cidade, ou de praias vizinhas, o cenário que você encontrará por lá é realmente deslumbrante. Gigantes dunas de areia branquinha, mata nativa preservada e o encontro do Rio dos Remédios com o mar, formando uma lagoa de águas esverdeadas, são  um espetáculo à parte para sua viagem.

Reserve ao menos um dia, ou parte dele, para se deliciar nas águas super refrescantes dessa praia e curtir momentos de muita paz e tranquilidade.

Completamente deserta, não há nenhuma estrutura turística por lá. Portanto, leve consigo itens importantes como água para manter-se hidratado, protetor solar e opções de lanches saudáveis para matar a fome.

f7d84bb6 7ca5 4019 82aa cce075daa6e8 1 - Os principais atrativos de Camocim que não podem faltar na sua viagem

Pela praia em direção à Barra dos Remédios

Ilha da Testa Branca…

Localizada bem em frente à cidade, a Ilha da Testa Branca, ou Ilha do Amor, como é carinhosamente chamada, é um dos atrativos mais visitados de Camocim. Isso porque não faltam opções do que fazer por lá.

A diversão inicia antes mesmo de chegar à praia, quando embarcamos em coloridas escunas para uma divertida travessia no Rio Coreaú até a outra margem. Por lá, atrativos como o skibunda em pranchas de madeira pelas dunas, banhos refrescantes e os tradicionais passeios de buggy pelas praias da cidade garantem atividades para o dia todo.

Nas muitas barracas de praia existentes no local, a dica do chefe é sempre pedir o delicioso caranguejo ou o peixe frito acompanhado por baião de dois, pratos típicos da região que são de encher a boca e o olhos de qualquer um.

Da Ilha tem-se uma visão bucólica da cidade, com os barcos ancorados próximo à borda da calçada que margeia o rio, os muitos coqueirais que dançam com a brisa e lindo céu azul que brilha o ano todo.

Estuário do Rio Coreaú…

Com cerca de 20 km de extensão, margeado por mangues e com pequenas ilhotas que se formam no fim do rio, o passeio pelo Estuário do Rio Coreaú é um dos atrativos que se destacam em Camocim.

Durante o trajeto que parte de Camocim, é possível avistar belas aves marinhas, salinas e as muitas dunas existentes por toda a região. Uma verdadeira obra de arte da natureza.  Aproveite também para curtir um delicioso banho nas águas do rio e refresque-se nos típicos dias de calor do litoral.

Praia de Tatajuba…  

Localizada no Lado Oeste da cidade, entre Camocim e Jericoacoara , a praia de Tatajuba é um dos cenários mais encantadores do Ceará. Cercada por dunas de areia branquinha, gigantes coqueirais e vastos manguezais, a praia lembra os famosos cenários caribenhos.

Seus principais atrativos são o Morro Branco, uma das dunas mais altas do Ceará e a Lagoa da Torta, que assim como a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara, contam com as famosas redinhas armadas dentro d’água. 

Praticamente deserta, Tatajuba guarda em sua história uma curiosidade: anos atrás, os fortes ventos que sopram na região empurraram as dunas para a pequena vila de pescadores existente ali, fazendo com que a população local tivesse de abandonar as suas casas e reconstruir tudo novamente.

Para chegar até este paraíso é necessário contratar passeios de buggy ou veículo 4×4, que partem tanto de Camocim como de Jericoacoara. O roteiro desses passeios garante um dia inteiro de muita diversão passando por cenários maravilhosos da região. Caso queria saber um pouco mais sobre Jeri, temos esse post contando um pouco mais sobre a vila.

Praia do Guriú…

Nossa última dica é a Praia do Guriú, uma das mais lindas da região e também uma das preferidas dos praticantes de kitesurfing e windsurfing.

Escondida entre coqueirais e a foz do Rio Guriú, com larga faixa de areia branca e muitos coqueirais, é sempre tranquila e pacata. Ideal para você esticar deitar-se à beira mar e sentir a energia que vem do mar.

 

Curtiu nossas dicas e quer saber mais sobre os passeios disponíveis em Camocim? Em nossa plataforma você pode explorar mais opções de passeios e experiências em Camocim clicando aqui

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)